Vamos falar hoje sobre algumas expressões muito comuns que ouvimos nos terreiros de Umbanda, porém que muitos não sabem o verdadeiro significado.
O que seria: Axé, Agô, Saravá e Maleme?!
1 – AXÉ
É comum ouvirmos essa palavra nos terreiros, nos grupos de Umbanda e Candomblé. Quando falamos para alguém “Axé” estamos desejando que a pessoa tenha: boas energias, energias positivas, força e não deixe desanimar por motivo algum, exemplos:
Axé irmão! = Força irmão!
Axé irmão = Ânimo irmão!
Axé irmão = Boas energias pra ti irmão!
Vale ressaltar que a expressão “Axé” também pode ser utilizada para substituir um “Amém“, expressão utilizada pelos católicos quando algo de bom acontece.
2 – AGÔ
Além de ser um ato de humildade, a expressão AGÔ significa pedir licença ou permissão para fazer algo, podendo ser também considerado como um pedido de proteção para algo que será realizado.
3 – SARAVÁ
Essa é uma expressão que confunde muitas pessoas, principalmente aqueles que têm um “pré” conceito com relação a nossa Religião. Quem nunca ouviu pessoas dizerem:
“Fulano vive no Saravá“…”Fulano está no Saravá“…
Na verdade, Saravá, significa a força que reina a natureza ou o Senhor que movimenta todas as energias, ou seja, “Força que movimenta a natureza”, além de ser utilizada, também, dentro da Umbanda como uma Saudação, exemplo quando saudamos uma entidade dizendo: “Salve suas Forças!” pode ser trocado por “Saravá Amigo pra Vós“.
4 – MALEME
Nada mais é que um pedido de Perdão, uma súplica, um pedido de socorro. Em muitos pontos cantados essa palavra é mencionada, em aberturas de trabalho, em agradecimento para subida das entidades, como por exemplo em um agradecimento:
“Agradeço meu Pai Xangô a vossa vinda neste terreiro, pedindo que na vossa subida passai em todos os lugares que necessitam de vossa ajuda e pedimos maleme pelas nossas falhas“.