Nos dias atuais existe uma grande variedade de religiões e vertentes religiosas presentes na nossa sociedade. É comum inclusive se fazer confusão em relação a práticas e credos, misturando por vezes coisas de mais de uma matriz religiosa. Por isso o presente artigo vem abordar a Umbanda, fundamentos e teologia, a fim de fazer com que se conheça essa religião.
A Umbanda é a religião que tem como um dos fundamentos a não existência de preconceitos, além da ajuda mútua. É composta por diversas misturas de crenças vindas de outras religiões.
A Umbanda é uma religião 100% brasileira, com influências da cultura africana, indígena tupiniquim, orientais, católicos, kardecistas e misticismo, um verdadeiro acolhimento de culturas.
Entenda a história da Umbanda
A Umbanda foi fundada pelo guia espiritual Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporando no médium Zélio Fernandino de Moraes, em 1908 em sua casa chamando-a de Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade. O nome surgiu em referência a mãe de Jesus acolher a todos sem preconceitos.
Inicialmente as sessões não eram compostas de atabaques e palmas, sendo introduzidas depois. Os ensinamentos de Umbanda são passados de geração em geração, e o principal motivador disso é o conhecimento e o desenvolvimento humano e espiritual.
A teologia da Umbanda é disciplinadora, sendo rígida, mas com recompensa dos esforços dos seus filhos guiados por forças superiores desenvolvidas. O principal fundamento e lei da Umbanda é a caridade, ou seja, fazer o bem sem ver a quem. Outros mandamentos são: humildade, fraternidade, amor ao próximo e o desenvolvimento espiritual e pessoal.
Conheça outros fundamentos teológicos da Umbanda
- Acredita-se em um Deus único, supremo e fundador de todas as coisas.
- Todas as leis são baseadas naquelas que Jesus Cristo deixou como ensinamento na terra, portanto estuda se o evangelho e os mandamentos, também as orações.
- Os orixás são manifestações de Deus nas coisas e na natureza e comandam a sete linhas de vibrações, ou seja, Deus está presente em tudo.
- Acredita se em vida após a morte, onde o espírito desencarnado poderá progredir sua evolução, e até ajudar os que precisam em vida.
- Há possibilidade de comunicação com os espíritos através da mediunidade.
- A mediunidade é um presente especial que Deus confia para um humano comunicar-se com outros mundos e vibrações através do seu corpo.
- Existe uma lei de causa e efeito, tudo o que se deseja, se tem de volta.
- A caridade é a lei suprema, através de atendimentos os guias espirituais ajudam as pessoas que socorrem a Umbanda.
- A única força que cura e possibilita milagre é a fé de cada indivíduo.
- Não existem seres voltados para o mal, mas sim os que estão tendo uma oportunidade de aprendizagem e evolução espiritual.
- Não existe sorte, ou coincidência, tudo ocorre por uma razão, para um aprendizado e experiência.
- O universo é composto de energias, e um equilíbrio entre negativo e positivo, assim também é composta a Umbanda, sendo o positivo as forças acolhedoras, e o negativo as forças guardiãs e protetoras.
Fonte: Portal da Educação