Você sabe a importância do dia dos Orixás na Umbanda?

A Umbanda acredita que os Orixás são representação da energia, força oriunda da natureza e que consegue auxiliar os seres humanos. Eles são tão importantes a ponto de terem maneiras específicas para homenageá-los.

Deste modo, cada um deles recebe uma oferenda diferente, uma cor de referência e sua própria saudação. Para finalizar, cada um deles devem receber o seu tributo em um momento específico.

Quer saber quais são as datas específicas de cada um deles? Confira a seguir:

Dia dos Orixás na Umbanda – Entenda melhor sobre

O dia dos Orixás na Umbanda específico para cultuar cada um deles é algo que existe desde a matriz africana. Essa foi uma das coisas que não se perderam na travessia atlântica.

A semana do povo Iorubá é diferente da nossa e, por esse motivo, existem algumas diferenças. Essa diferenças, às vezes, ocorrem entre Candomblé e Umbanda. Assim, o dia dos Orixás na Umbanda pode ser diferente também quanto a data do ano em que o mesmo é comemorado.

Por outro lado, é muito importante saber o momento certos para cada Orixá, pois é nesse dia que geralmente são entregues as oferendas e realizadas suas homenagens.

Durante a semana quais são os dia dos Orixás

Nos dias específicos de cada orixá se deve acender velas, realizar trabalhos e entregar oferendas para a divindade em questão.

Oxalá
O dia da semana para Oxalá é a sexta-feira.

Essa é a data em que deve-se vestir branco e evitar o vermelho e o preto.

Exú
O mensageiro tem a segunda-feira, mas em algumas casas é o domingo. Afinal, ele deveria representar o primeiro dia da semana.

Durante o ano, sua homenagem deve ser feita no dia 13 de junho.

Ogum
Esse Orixá poderosa é homenageado as terças-feira na Umbanda e o seu dia é 23 de abril.

Oxóssi
O sultão das matas, senhor Oxóssi, nessa lista de dia dos Orixás na Umbanda, tem como seu dia da semana a quinta-feira e no ano é 20 de janeiro.

Xangô
Ele recebe suas oferendas na quarta-feira, mas durante o ano a sua homenagem é no dia 29 de junho.

Omolú
Também conhecido como Obaluaiê, esse Orixá é o guardião da segunda-feira. No ano, seu dia é 16 de agosto, uma boa data para fazer tributo a ele.

Oxumaré
O dia de Oxumaré é terça-feira, e nessa lista do dia dos Orixás na Umbanda mostra que no ano é 24 de agosto.

Oxum
A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado. Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro, depende da sua linha e religião.

Iansã
O dia semanal dessa orixá também é o sábado, mas por conta do seu relacionamento com Xangô, também pode ser a quarta-feira. Sua data no ano é 4 de dezembro.

Iemanjá
Ao analisar o dia dos Orixás na Umbanda, é importante mostrar que a rainha dos mares é regente do sábado. Porém, a data de comemoração é 2 de fevereiro.

Ossaim
Esse Orixá também é reconhecido como Osanha e costuma ser reverenciado na quinta-feira.

Obá
Este Orixá possui o dia da semana quarta-feira, já no ano tem a data no dia 30 de maio.

Irokô
Durante a semana, o dia que Irokô rege é terça-feira e a sua data especial é 4 de outubro.

Logunedé
O dia dos Orixás na Umbanda homenageia Logun na quinta-feira e no ano 19 de abril.

Nanã Buruku
A Nanã recebe suas oferendas no sábado. Para homenagem o melhor momento é 26 de julho.

Ibeji
A data perfeita de Ibeji é domingo, porém no ano é 27 de setembro.

Ewá
O dia da senhora das matas virgens é o sábado, mas a data do ano é 13 de dezembro.

A Umbanda e os Orixás

Do mesmo modo, é importante citar que algumas casas de Umbanda também cultua Oxalá no dia de domingo seguindo as mesmas regras.

A sua data seria 25 de dezembro. E caso você tenha observado que as Orixás femininas tem seu dia como o sábado, isso é por conta da data consagrada às yabás.

Fonte: Astro Centro
www.astrocentro.com.br